Arquitetura e moda compartilham uma interação interessante na formação de expressões e identidades culturais. Ambas as disciplinas podem se tornar veículos para a criatividade em diferentes níveis. A arquitetura é frequentemente descrita como a "terceira pele" dos seres humanos, enquanto as roupas representam a segunda pele, destacando uma funcionalidade semelhante de proteção do corpo, ao mesmo tempo que permite a expressão da individualidade.
A relação entre arquitetura e moda também pode ser vista nos princípios de design compartilhados, como forma, proporção, escala humana e materialidade. Mais do que um simples cenário para desfiles de moda, a arquitetura pode contribuir para a ambientação, tornando-se uma fonte de inspiração e orientando o movimento no espaço. Colaborações entre arquitetos e empresas de moda, como a renomada parceria entre OMA/AMO e Prada, diluem ainda mais os limites entre as duas disciplinas, demonstrando a infinidade de interconexões entre os dois campos criativos.
Continue lendo para descobrir alguns dos desfiles apresentados neste ano que ilustram a interação entre arquitetura e moda.
Artigo Relacionado
AMO projeta cenografia adaptável para o desfile Outono/Inverno Prada 2023Saint Laurent Verão Masculino 2024 na Neue Nationalgalerie de Mies van der Rohe
A nova coleção de Anthony Vaccarello para a Saint Laurent foi apresentada na Neue Nationalgalerie, em Berlim, uma das obras mais representativas de Ludwig Mies van der Rohe, recentemente renovada por David Chipperfield. O desfile vai além de simplesmente usar a galeria como cenário; ele se inspira em suas linhas limpas e na "leveza inesperada da construção". Consequentemente, as silhuetas apresentadas permanecem nítidas, enquanto exibem uma elegância simplificada, visando recriar a atemporalidade da arquitetura que parece tão inovadora hoje, quanto quando foi inaugurada em 1968.
OMA/AMO reimagina o espaço para o desfile de moda masculina da Prada SS24
A AMO, o setor de pesquisa e design da OMA, reimaginou o depósito da Fondazione Prada, em Milão, para o desfile de moda masculina Primavera Verão 2024 da Prada. Semelhante ao desfile do ano passado, que apresentava um teto cinético, a AMO concebeu um espaço que muda conforme o desfile avança. Desta vez, divisórias líquidas começaram a cair do teto suspenso a 3,3 metros de altura.
Enquanto os modelos caminhavam pela passarela, um fluxo em cascata de líquido orgânico verde começou a fluir do teto, formando paredes líquidas entre o público e os modelos. As paredes translúcidas também alteraram a imagem antes estéril do depósito, revestido em painéis de metal perfurados. A estética clínica do ambiente foi amplificada pela iluminação uniforme e pelo anel perimetral de painéis no teto.
Fear of God, de Jerry Lorenzo, apresentou seu primeiro desfile no Hollywood Bowl
O Hollywood Bowl, o teatro ao ar livre inicialmente projetado por Lloyd Wright, filho do arquiteto Frank Lloyd Wright, é hoje reconhecido como um dos melhores locais para música na Califórnia. O espaço foi também o local escolhido para o desfile de estreia de Jerry Lorenzo para sua grife contemporânea Fear of God. Este foi o segundo evento de moda realizado no Bowl em 30 anos, depois da passarela da Calvin Klein em 1993. O design do cenário incluía uma estrutura suspensa em grande escala que projetava imagens de nuvens enquanto as modelos desfilavam pela passarela.